Pense!

´´A comida sem tempero é como a vida sem paixão: não tem sabor e desconhece-se o prazer.`` (Fingalwiils)

domingo, 1 de agosto de 2010

Pão de Batata

Olá!

Não a nada mais gratificante do que fazer pão em casa, misturar os ingredientes e ver a massa crescer (coisas de cozinheiros...rsrs), e depois tiras do forno e ainda quentinho passar manteiga e vê-la derreter; minha irmã Catarina e louca por pão quente sempre fala para o marido ou para meus sobrinhos: - Vai lá à padaria ver se tem pão quentinho na hora! Sempre me lembro disso quando faço pão ou quando compro ele quentinho na padaria. E essa é uma das receitas de pão caseiro que eu mais gosto, acho uma delicia, fica uma massa macia cheirosa e muito saborosa, essa receita é minha não peguei em lugar algum e não tem uma medida especifica, mais tentei reproduzir o máximo, para que vocês façam em casa também. Parece difícil mais não é tudo fica pronto em 1 hora. Espero que gostem!

Ingredientes:

  • 2 – batatas grandes cozidas e amassadas
  • 2 – colheres de manteiga ou margarina
  • 50 ml – de leite morno
  • 2 – colheres (sopa) de açúcar
  • 1 – colher (café) de sal
  • 1 – ovo inteiro
  • Uma gema de ovo para pincelar a massa
  • 1 – sache de fermento biológico granulado de 10g
  • 500g +ou- de farinha de trigo para a massa e deixe reservado mais 200g para a hora de abrir a massa.


Recheio: Eu usei

Para o pão de batata com frutas secas: nozes, castanha de caju, amêndoa, ameixa seca sem caroço e damasco, tudo inteiro, um punhado de cada coisa. Para o pão salgado: salaminho picado e mussarela ralada, +ou- 70g de cada. Mas usem o que tiver em casa para rechear, pode ser goiabada com queijo, doce de leite, geléias e para o salgado, queijos diversos, calabresa ralada, bacon já frito entre outros.



Modo de preparo:

Cozinhe a batata, enquanto isso separe os ingredientes, assim fica mais fácil, amasse bem as batatas ainda quentes para que não fique pedaços, coloque-as em um recipiente e misture com o auxílio de um garfo, o leite morno, a manteiga, o ovo, o açúcar, o sal e o fermento vai ficar uma mistura liquida, em uma superfície lisa faça com a farinha um monte com um furo no meio e ponha essa mistura e sove, se necessário coloque mais farinha, coloque em uma vasilha e deixe descansar por 30 minutos vai dobrar de volume.




lembrando de que o pão de batata em e uma massa mais úmida do que de um pão convencional e gruda um pouco mais, cuidado para não por farinha demais.
Depois do crescimento volte a massa para a superfície e abra acrescentando mais um pouco de farinha sove e divida a massa em 3, misture a cada parte o ingrediente do recheio, modele a massa como quiser e pincele 1 gema de ovo em cima, coloque para assar em forno pré-aquecido por +ou- 15 minutos, fique de olho. (rsrs)




Para o café da manhã é divino!!! Dá um pouquinho de trabalho mais o resultado será positivo tenho certeza.

Até breve!
Patrícia Morais



Nenhum comentário: