Pense!

´´A comida sem tempero é como a vida sem paixão: não tem sabor e desconhece-se o prazer.`` (Fingalwiils)

domingo, 15 de agosto de 2010

O Brasil Também Teve Uma Júlia Child o Nome Dela é Jacira Camasmie

Olá!
Júlia Child
Jacira Camasmie

Durante 20 anos, Jacira Camasmie se dedicou à arte culinária,realizando cursos para a alta sociedade paulistana. Agora, seus filhos, Daisy Camasmie e Roberto Camasmie, prestam uma homenagem a ela e lançam em agosto um livro com a sua história e receitas selecionadas de seu acervo.
Uma vida dedicada à arte gastronômica e à arte de receber e mais de cinco mil receitas testadas e catalogadas. Este é o legado de Jacira Camasmie (1916-2004) transformado por seus filhos – a empresária Daisy Camasmie e o artista plástico Roberto Camasmie – em um livro que, além das cerca de 150 receitas selecionadas, traça um panorama da culinária e do comportamento do século XX, com seus modismos, estrangeirismos, influências e elegância.
“Receitas de Vida – A Arte Culinária de Jacira Camasmie”, da Editora Jaboticaba, tem texto da jornalista Helô Machado, que passeia descontraidamente pela vida de Jacira, desde a chegada dos seus pais libaneses ao Brasil, o seu nascimento em Capivari, no interior de São Paulo, sua infância e juventude, seu casamento, os cursos de culinária que frequentou e os inúmeros que ministrou na cozinha do seu apartamento. Ensinando deliciais salgadas e doces, daqui e do exterior, pratos simples e sofisticados, receitas guardadas a chave, recolhidas de pessoas da família, de professoras de cozinha conhecidas ou de famosos chefs internacionais, Jacira Camasmie é considerada pelos especialistas da área um marco na alta gastronomia do país.
Além do célebre marrom, trazido por ela para o país, a antologia de receitas da Jacira traz também cardápios especiais para a Páscoa e para o Natal e um capítulo especial que ensina a magia de transformar a mesa em galeria de arte, com orquídeas feitas de nabo e flores criadas a partir de caramelo e chocolate.
Para o apresentador Amaury Jr, que assina a apresentação do livro, “o que era chique mesmo era ter no currículo o certificado de frequência nos cursos da Jacira, a mais respeitada erudita dos segredos culinários da sua época”.
Já o restauranteur Vincenzo Ondei – proprietário do festejado restaurante francês Le Coq Hardy, considerado um dos cinco melhores restaurantes do país, que manteve seu sucesso por 32 anos, até 2009, quando encerrou sua atividade – destaca no seu depoimento a importância da grande amiga e admiradora: “Jacira possuía o savoir faire da gastronomia quando no Brasil ainda não existiam cozinheiros e muito menos chefes de cozinha”.
Assim como a norte-americana Julia Child (1912 – 2004) protagonista do filme “Julia&Julie” (Nora Ephron, EUA – 2009) Jacira se tornou professora de culinária por acaso. Jaime Camasmie, seu marido, faleceu em 1970 de um enfarto fulminante, causando uma crise financeira na família. Logo depois, Roberto, que estava começando sua carreira como pintor, retratando a nanquim com certo sucesso as socialites da época, recebeu no apartamento onde morava com a mãe e a irmã a repórter Míriam Schiavetto, do Suplemento Feminino do jornal O Estado de S.Paulo, para uma entrevista. Atenciosa, sua mãe serviu uma porção de marrom glacê à jornalista, que logo quis saber de onde era aquela delícia. Jacira confessou que havia feito o doce naquela manhã.
Míriam perguntou se Jacira não tinha interesse em ministrar um curso que ensinasse aquela iguaria. “A primeira reação da mamãe foi dizer não, lembra Roberto, mas eu fui logo falando que ela daria uma aula em breve para ensinar a fazer o doce. Ela não queria de jeito nenhum, mas insisti e ela topou”.
Foi assim, por acaso, que Jacira iniciou uma atividade rendosa e trabalhosa, que a tornou tão conhecida. Atraídas pela nota publicada no Suplemento Feminino, cerca de 70 alunas formaram a primeira turma dos seus cursos, realizados durante 20 anos.
Os filhos também tinham uma função nas aulas de Jacira: Daisy acompanhava a mãe nas compras, recebia as alunas e entregava as apostilas com as explicações das receitas, datilografadas e mimeografadas por Raul, o filho mais velho de Jacira, já casado nesta época.
Roberto, o filho-artista, cuidava da apresentação dos pratos dados em aula, que apareciam no final para as alunas degustarem. Fazia também os desenhos em nanquim dos pratos nas apostilas. São estes desenhos que ilustram hoje as receitas do livro.
Sem saber e graças a sua criatividade, Jacira introduziu nas suas aulas ações de marketing e merchandising. Para melhorar seu trabalho, Jacira enviou cartas para diversas empresas, como a Brastemp, para conseguir produtos de utilidade doméstica. Desta forma, fogão, geladeira, freezer, batedeira, liquidificador, máquina de lavar prato tinham suas qualidades ressaltadas em suas aulas.
Jacira procurou algumas marcas de produtos alimentícios, que utilizava em suas aulas. O resultado foi surpreendente. Várias empresas invadiram o seu apartamento. Refinações de Milho Brasil, Royal, Nestlé, Leite Paulista, Maizena, Açúcar União, entre outras entravam nas receitas da professora e na casa das alunas de Jacira.
Um verdadeiro golpe de mestre!
“Receitas de Vida – A Arte Culinária de Jacira Camasmie”
(informações tiradas do site:http://www.lufernandes.com.br/2010/)

Até breve!
Patrícia Morais

Nenhum comentário: