Pense!

´´A comida sem tempero é como a vida sem paixão: não tem sabor e desconhece-se o prazer.`` (Fingalwiils)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Café Colonial

Olá!

O café colonial é uma refeição típica das cidades brasileiras de origem alemã, como na maioria das cidades catarinenses e em algumas cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul, como Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Santa Cruz do Sul. Café colonial na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Em Santa Catarina, das Serras ao Litoral, é possível degustar as inúmeras delícias do café colonial não apenas em Joinville e Blumenau, mas em quase todas as cidades do Estado, mesmo nas que não tiveram colonização germânica. Pode-se até escolher no mapa rodoviário, ou mesmo pelo alfabeto, por qual delas se deseja começar. Alguns exemplos: Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Grão Pará.
Apesar do nome, o café colonial é uma refeição que não tem a finalidade exclusiva de um café-da-manhã, podendo ser degustada a qualquer momento.
Constitui-se de uma mesa farta composta de alimentos como pães variados, manteiga, queijos, schmier (geléia), bolos, presunto, embutidos, leite, café, chocolate quente, vinho, salsicha bock, cuca, carne de porco, rosca, biscoitos e mel, entre outros. A maioria dos produtos é artesanal e de produção caseira.
Noutras regiões brasileiras, especialmente rurais, a composição do chamado café colonial pode variar, nunca perdendo todavia o sentido de café-da-manhã bem farto.
Delicia em!

Até breve!
Patrícia Morais

3 comentários:

Verí disse...

Oi Patica, amo muuuuiiittoo tudo isso rss. Adoro café colonial me tras "doces" lembranças da infância,rs.
Vou te passar uma receitinha que precisa que vc faça o ajuste das medidas pois só tenho o o modo de fazer e os ingredientes, pode ser? Se fizer me passa quantidade para 2pessoas :)Bjs. até mais.

Verí disse...

Então, segue a receitinha:
Grelhar o peito de frango e reservar. Refogar: Cebola
Alho, Margarina, Caldo de galinha.
Depois: colocar no suco de uva à maisena até engrossar um pouquinho, por ultimo colocar o creme de leite.
Depois do molho pronto colocar o peito de frango (já grelhado) e decorar com uvas e castanhas picadas.ok.
Bom apetite! Adeque as quantidades viu.Bjkkkss meu bem!

Patrícia Brito disse...

Veri, vc deve estar muito afim de comer esse peito de frango, rsrsrs....pq vc já me passou essa receita em outra postagem...rsrs vou fazer assim que der e quem sabe te convido pra conferir, ou quem sabe vc me chama pra ir fazer lá na sua casa, pode ser tbm,(PERSONAL CHEF chique né?)ai tiro foto e posto aqui pro pessoal...rsrs aguarde! Beijos