Pense!

´´A comida sem tempero é como a vida sem paixão: não tem sabor e desconhece-se o prazer.`` (Fingalwiils)

domingo, 29 de agosto de 2010

Isso é de comer? V (Melão caboclo)

Olá!

Mais uma da serie: Isso é de comer?


A resposta é sim!

Este fruto é conhecido por vários nomes, como Jamelão, crua, melão caboclo, sua frutificação é durante o ano todo. Da familia das cucurbitáceas, a mesma da abóbora, o Cruá, Melão Croá, Caboclo ou Cheiroso é um fruto exótico originário da América do Sul, provavelmente Brasil. Cruá é herbácea perene, de crescimento rápido (chegando a alcançar mais de 15 metros), pesado, exigindo uma treliça forte, e subindo em árvores por meio de gavinhas equipados que podem aderir firmemente à superfície lisa do tutor. Suas folhas são cinza-peludo, arredondadas. As flores são brancas ou amarelas, em forma de urna. Apresenta flores masculinas e femininas na mesma planta.
Os frutos ainda verdes são consumidos como legumes, de sabor doce e muito apropriado para sucos doces, compotas quando maduros. A casca é preta, vermelha ou amarelada de acordo com o seu amadurecimento, o interior amarelo e as sementes escuras. Contém fibras, cálcio, fósforo, caroteno, tiamina, riboflavina, niacima e vitamina C.
Agora Brasilia apesar de ser uma cidade grande ainda temos muita dificuldade de encontrar certos produtos, como frutas exóticas e favas de baunilha por exemplo. Esse fruto ainda não achei aqui, experimentei em São Paulo no Mercado Municipal. Se conhecer alguém que tenha sementes desse fruto me avisem por favor.
(fotos retiradas do google informações do site: toda fruta)

Até breve!
Patrícia Morais

2 comentários:

Anônimo disse...

ola eu tenho sementes dessa fruta alias por isso encotrei voce srrs se quiser que te mande me reponde

Patrícia Brito disse...

Olá Anônimo! rsrsrs Quero sim as sementes, entre em contato, deixe o endereço de e-mail ou mande um pra mim, e seu nome...rsrs estarei aguardando. Até breve
Patrícia