Pense!

´´A comida sem tempero é como a vida sem paixão: não tem sabor e desconhece-se o prazer.`` (Fingalwiils)

domingo, 4 de julho de 2010

A Realidade Da Cozinha Profissional

Olá!

Hoje me deu vontade de comentar um pouco sobre a realidade de trabalho nas cozinhas de restaurantes; a dificuldade no começo e grande, ainda mais para as mulheres, fiz diversos curso na área de gastronomia (culinária) a maior parte deles no SENAC (da 915 norte), e através dos cursos e estágios consegui emprego na área; mas ainda não me estabeleci.
As complicações são diversas; o preconceito e o pior deles existe uma tradição masculina nas grandes cozinhas de hotéis e restaurantes a La carte, muita rotatividade de funcionários, relacionamento interpessoal ruim, falta de pró-atividade, não aceitação de novos membros em equipes já formadas e por ultimo a falta de treinamento.
Mais apesar de todos os problemas, foi o que escolhi pra mim; e é o que eu mais gosto de fazer da vida. É um prazer indescritível preparar um prato com carinho e cuidado, bonito e saboroso, e servi-lo a uma pessoa, e essa o saboreia com uma cara boa, e dizer: - Nossa, que delicia! Sinceramente nesse momento, ao ouvir essa expressão, todos os problemas da profissão se tornam obsoletos, as dificuldade desaparecem, e uma satisfação preenche o coração e revigora a vontade de que tudo de certo, porque o verdadeiro cozinheiro (a) não cozinha pra si, mais sim para o outro, e só quer a felicidade da pessoa servida.

Até breve!

Patrícia Morais

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma coisa muito ruim, é que tudo isso é verdade, muitos chefes de cozinha tem preconceito com as mulheres, mais, para você (pelo menos nos momentos em que você está junto a sua família) você não precisa se preocupar com isso e eu tenho certeza que esse preconceito um dia ira acabar e até esse dia chegar você pode contar conosco para o que der e vier.

Beijos,
Júlia Beatriz.

PS.: Você cozinha muito bem!!!!!

Anônimo disse...

E as receitas???
Pati

Patrícia Brito disse...

Jú, eu sei que posso contar sempre com vcs em minha vida. Beijo te amo

Patrícia Brito disse...

Pati, estou providenciando...Bj